PENITENCIÁRIA HEROPHILOS

Uma ação civil pública foi ajuizada com o objetivo de criar  uma Penitenciária federal para corruptos. Uma precisa definição de ideia VAZIA. Talvez se acabássemos com a 'impunidade parlamentar' e invertêssemos a ordem das palavras, poderia haver algum sentido. Quem sabe: Penitenciária para corruptos federais? Desta forma, teríamos lotação garantida, casa cheia, assim como acontece em tantas vielas sem tratamento de esgoto... Cheias e em movimento. Melhor seria se a ampliássemos para aceitação de corruptos das esferas estadual e municipal. Colocaríamos os presos para trabalhar de verdade. Esconder dinheiro deixaria de ser a especialidade da casa.
Conheci uma velhinha que almoçava aos domingos, sempre deixando um lugar à mesa para um duende-alienígena que - segundo ela - chegaria. Me parece que a expectativa se faz igual à anunciada pelo procurador do Mato Grosso do Sul.
O povo vê o dinheiro do contribuinte ser administrado por enormes roedores cinzentos, de pêlo sujo, dentes manchados de sangue, unhas afiadas e narinas comprometidas. O pior é que, dentre esses, ainda há uma espécie de elite-roedora que julga os processos de seus pares. A cada absolvição ou arquivamento, mais um pedacinho de queijo é separado para o conforto de seus familiares.
A atuação desses roedores - de várias maneiras - amarra a movimentação da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário, fornecendo muita Muçarela e Parmesão para os abastados jantares comemorativos que espancam a cara da população.
O procurador Rockenbach, autor da ação, disse que pretende 'estudar o cérebro do corrupto'. Seria ótimo se ele homenageasse o médico Herophilos de Alexandria (Grécia 335 a.C. - 280 a.C.) e seus métodos de dissecação de órgãos. Neste caso, a profilaxia correta seria dissecar os cérebros dos corruptos que há décadas dissecam o dinheiro da merenda escolar, dos hospitais públicos, da Previdência Social, da Educação, da Segurança, da Infraestrutura...
A tentativa de construção da penitenciária, embora bem intencionada, pode liberar mais R$12 milhões para serem - também - devidamente... dissecados.
José Neto

2 comentários:

Nilborges disse...

Gostei muito do texto principalmente esta parte: ".O povo vê o dinheiro do contribuinte ser administrado por enormes roedores cinzentos, de pêlo sujo, dentes manchados de sangue, unhas afiadas e narinas comprometidas. O pior é que, dentre esses, ainda há uma espécie de elite-roedora que julga os processos de seus pares. A cada absolvição ou arquivamento, mais um pedacinho de queijo é separado para o conforto de seus familiares.A atuação desses roedores - de várias maneiras - amarra a movimentação da Polícia Federal, do Ministério Público e do Judiciário, fornecendo muita Muçarela e Parmesão para os abastados jantares comemorativos que espancam a cara da população.

Paulo Góes disse...

Muito bom, irmão. Seu texto aponta para uma evidência tão cabal que não pode deoxar de ser tocada aqui por esse humilde admirador de seus textos: se nós, aqui embaixo, temos condições de enxergar a situação desse jeito que você tão bem colocou acima, por que os que tem condições e poder de fazer coisas melhores por este País simplesmente não o fazem? Acho que a resposta já está implícita na própria pergunta, né?! Bom, deixa pra lá. No mínimo, a busca dessa resposta pode servir de mateirial para um futuro texto seu. Mais uma vez, meus parabéns pelo seu texto e muito obrigado por postá-lo.