GERÔNIMO


As iniciais O.B.L. serviram de código durante alguns anos, dentro da CIA (Agência Central de Inteligência Americana). Essas letras representavam o nome do terrorista mais procurado da história: Osama Bin Laden (10/03/1957 - 01/05/2011).
Em casos assim, sempre há previsão de um século para que a verdade possa vir à tona.
Curioso é saber que as duas narrativas, partidas do mesmo país (John Stockwell / Kathryn Bigelow), já trazem disparidades latentes para o ocorrido.
A fonte das informações parte da extinta prisão americana, em território cubano, chamada: Guantánamo, a fábrica de torturas.
O sistema nos oferece várias indagações para este caso. Vocês já pensaram que aquele país gastou mais de um TRILHÃO de dólares para capturar uma pessoa que, supostamente, era acessível ao presidente? A história fica ainda mais irônica ao sabermos que a recompensa por qualquer informação que levasse a sua captura, era de 25 milhões de dólares. Documentários indicam, inclusive, que os ataques ao World Trade Center (NYC - 11/09/2001 - 3.000 mortos) poderiam ter sido evitados, através dos muitos avisos dados pelo serviço secreto. Mas nada foi feito. Americanos mais radicais dizem que o povo precisava de um estímulo para compactuar com os gastos da invasão à terra do petróleo: Afeganistão.
Depois de 10 anos analisando os mínimos vultos deixados pelo fundador da Al-Qaeda (A Base), uma mulher integrante da CIA, finalmente obteve informações contundentes.
A Casa Branca analisava os fatos e refutava. Ouvia as considerações dos especialistas e negava o ataque. Até que esta mesma mulher afirmou ter 95% de certeza de que o homem encontrado no casarão em Abbottabad/Paquistão, era Bin Laden. Outros membros, por segurança, falavam de 40% a 60% de certeza, no máximo.
Vamos imaginar o que seria 10 anos de perseguição da CIA... Com todos os satélites, equipamentos, soldados, hackers, verbas, cruzamento de dados disponíveis... E não ser rendido nos primeiros dias? Uma chance: O fugitivo ser constantemente avisado das buscas.
Apenas para não perdermos as principais sinapses, consta que a família Bin Laden era sócia da família Bush (pai e filho, presidentes dos EUA); e que a invasão ao Afeganistão serviu principalmente para dar mais robustez ao projeto de poder de ambos, calcado em armas e petróleo.
A tal casa encontrada era uma fortaleza cheia de precauções que iam desde o não uso das comunicações eletrônicas, até a incineração total do lixo produzido.
Após já terem perdido oportunidade semelhante em Tora-Bora (Afeganistão/2001), e depois de mais de 4 meses de informações adicionais, a operação GERÔNIMO foi finalmente autorizada pelo presidente Barack Obama.
Helicópteros não rastreados transportaram um pelotão tático de Navy Seals (soldados) que executou a captura, em 40 minutos.
Durante a operação, morreram, também, o filho, uma das esposas e o mensageiro de Bin Laden. Um equipamento de reconhecimento facial (HIIDE - Handheld Interagency Identity Detection Equipment) foi utilizado para assegurar que o tal alvo de 1.93m de altura, era realmente o procurado 'terrorista'.
Ninguém explicou como uma das aeronaves caiu logo ao chegar ao destino.
Em época de alta tecnologia aliada à extrema curiosidade, eu pergunto: Apesar de todos os fuzileiros estarem com câmeras e transmissores; apesar de todos terem enviado imagens 'ao vivo'; apesar de ter um sala com pessoas assistindo e gravando a operação, em Washington; NINGUÉM publicaria - mesmo que anonimamente - uma única foto do suposto capturado? Por qualquer que seja o motivo... Vaidade, exclusividade, dinheiro, notoriedade, obrigação moral, dever político, distração, ironia, troca de favor, soberba, vontade, senso histórico, comprobação, sarcasmo, demonstração de coragem, aleatoriedade, ansiedade, reação natural etc. etc. etc. NINGUÉM?
Pior que isso, só mesmo a história do sepultamento em alto-mar.
No início do texto havia dito que um século era o esperado para a verdade aparecer. Mas, com esse pequeno detalhe, digamos, 'marítimo'... devemos ficar cientes de que essa verdade vai atrasar ainda mais um bocadinho.
José Neto

Um comentário:

Anônimo disse...

Bowflex is one of by far the most recognizable health and
fitness brand names, producing a broad array of strength and cardiovascular training tools, featuring cutting edge, room
preserving technologies.

my blog post - Read More Listed here