OPERAÇÃO BERNHARD

Quem diria que um grupo de judeus estava entre a ética e a sobrevivência, auxiliando assassinos nazistas, em troca da promessa de suas próprias vidas?
O maior programa de falsificação da história foi nomeado de “Operação Bernhard” (1942 a 1945), em homenagem ao nazi Bernhard Krüger que capturou, em Viena, o mais renomado falsário do mundo – Salomon Sorowitsch (1899-1960) – judeu formado na Academia de Belas Artes de Odessa (Rússia), para ser o grande banqueiro da II Guerra Mundial. A idéia era enfraquecer a economia dos Aliados e aumentar o número de mortes para além dos conhecidos 52 milhões (judeus, polacos, comunistas, dissidentes políticos, católicos, protestantes, homossexuais, negros, eslavos, húngaros, poloneses, ciganos, deficientes físicos, deficientes mentais, prisioneiros de guerra, sindicalistas, pacientes psiquiátricos e demais opositores), subjugados pela S.S.
Já no final do Terceiro Reich, mais precisamente no campo de Sachsenhausen, galpões 18 e 19, os falsificadores imprimiram – com perfeição – cerca de 130 milhões de libras esterlinas para fortalecer os cofres de Hitler e de seus comparsas, obcecados pelo poder. A quantia representava o quádruplo das riquezas estocadas no Banco da Inglaterra.
Nas horas vagas, também falsificavam dólares e passaportes para os ratos fardados que já preparavam suas fugas, planejando uma vida abastada, mesmo depois da aguardada derrota da Alemanha.
Dentre esses judeus falsificadores estava Adolf Burger (foto), preso n°64401, sobrevivente de Auschwitz-Birkenau (sul da Polônia), local onde deixou sua esposa Adele. Burger, ainda vivo, relator do episódio acontecido na “Gaiola de Ouro”, diariamente arriscava a vida do grupo, no intuito de atrapalhar e atrasar a entrega dos dólares falsos, acreditando que esse lapso de tempo poderia modificar toda a situação.
Mais tarde, em 1959, no Lago Toplitz (Áustria), foram encontrados vários engradados recheados com libras, entre tantos outros segredos da II Guerra.
Depois do suicídio de Hitler e de sua esposa Eva Braun (Führerbunker de Berlim - 30 de abril de 1945), Salomon, protegido pelo seu maior talento, frequentou inúmeros cassinos, com identidades variadas e dinheiro à vontade para jogar e se divertir com belas dançarinas. Burger escreveu um livro - "The Devil´s Workshop" - e ainda viaja com suas palestras reveladoras, replicando as marcas definitivas daquele período.
José Neto

7 comentários:

Anônimo disse...

Muito boa materia, qualquer outra materia nesse sentido me passe por gentileza. wallacepvnunes@hotmail.com

Unknown disse...

parabéns pela materia realmente ótima.vou te dar uma dica tente assistir o filme "os falsários" o filme vai te enriquecer de conhecimento.

Sandro Aurélio disse...

Muito bom seu texto, parabéns!

Esse filme, "Os Falsários", é maravilho também. Abraços!

irondreams disse...

Outra curiosidade sobre Salomon Sorowitsch. Ele já é falecido. Mas por incrível que pareça ele viveu seus últimos dias de vida no Brasil. Mas especificamente em Porto Alegre Rio Grande do Sul e produzia brinquedos para crianças. Vi esse filme os Falsários também. Chorei muito. Mas acho que foi pelo fato de pensar que SORTE existe. Sorte nada mais é que estar no cruzamento de duas linhas: TEMPO X LOCAL. Se você se encontra nesse exato ponto onde essas linhas se cruzam, você pode ter sorte. E foi isso que aconteceu com toda esse equipe que produziu mais de 150 milhões de Libras.

irondreams disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A substantіal improvement of the ѵ2 electroniс сigarettе wаs the іnclusiоn оf а manual button.


Chеck out mу web blоg ...
www.prnewswire.com

Anônimo disse...

You can obtain equipment you want to set up yourself, which with guidelines
is soon understood. This is applied with an
ice compress on to the pores and skin area.

Feel free to surf to my homepage Flex Mini Reviews